CONFIRA O VÍDEO

sexta-feira, 20 de abril de 2012

EURÍPEDES BARSANULFO - CINE-DEBATE - HOMENAGEM AOS 132 ANOS DE NASCIMENTO


1880 - 1o. DE MAIO - 2012


BIOGRAFIA COMPLETA - ENCICLOPÉDIA WIKIPÉDIA


FRASE SÍNTESE: 

"Que fechem a farmácia, a escola deve continuar funcionando."


<>

Nome completo
Eurípedes Barsanulfo
Nascimento
Morte
1º de novembro de 1918 (38 anos)
Nacionalidade
Ocupação
Professor, Jornalista e Médium, um dos expoentes do espiritismo noBrasil

Síntese biográfica



A partir de 1902, contando então com vinte e dois anos de idade, junto com seus antigos professores, Dr. João Gomes Vieira de Melo, Inácio Martins de Melo e outros, fundou o Liceu Sacramentano, onde lecionava, quando necessário, todas as matérias do curso. Alguns alunos do Liceu fundaram um serviço de assistência aos necessitados, denominado "Sociedade dos Amiguinhos dos Pobres". Na mesma época, participou da fundação do jornal semanal "Gazeta de Sacramento", em que publicava artigos sobre economia, literatura, filosofia, etc, estreando, assim, como jornalista, tendo colaborado intensamente em outros jornais.

Possuía profundos conhecimentos de Medicina e Direito, além de Astronomia,Filosofia, Matemática, Ciências Físicas e Naturais e Literatura, mesmo sem ter cursado o ensino superior.

Tornou-se líder, em sua cidade, pelo seu trabalho no magistério, e na imprensa, tanto pelo seu caráter quanto pela disposição de ajudar os necessitados. Foi eleito vereador, quando, durante seis anos, beneficiou a população de sua cidade com luz e bondes elétricos, água encanada e cemitério público. Abdicou de seu cargo politico por não concordar com uma mudança de lei realizada por estâncias acima de sua que viria a distorcer processos democráticos, que viria a beneficiar somente os que no poder estavam, então pediu para sair do cargo. Nessa ocasião, Barsanulfo, como fervoroso católico, era o presidente da Conferência de São Vicente de Paulo.

O seu primeiro contato com a Doutrina Espírita ocorreu em 1903, através do seu tio, conhecido como Sinhô, Mariano, que após tentar explicar os pontos básicos da doutrina, emprestou ao sobrinho o livro Depois da Morte, de Léon Denis


Venha assistir ao filme


EURÍPIDES BARSANULFO

CINE-DEBATE

GRÊMIO ESPÍRITA NAZARENO

Rua Gustavo Riedel, 63

Engenho de Dentro / Encantado

SÁBADO - 28 de ABRIL - 16:00 horas

Entrada franca e Pipoca grátis.

Aguardamos sua presença fraterna.

<<>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua presença e o registro de sua opinião são muito importantes.

COMUNICADO

COMUNICADO