sábado, 17 de junho de 2023

BIOGRAFIA DE ERNESTO BOZZANO - O GRANDE MESTRE DA CIÊNCIA DA ALMA

01 de novembro de 2014
ESTUDO REALIZADO NO GRUPO ESPÍRITA DISCÍPULOS DE FRANCISCO DE PAULA
QUEM É ERNESTO BOZZANO !

AGRADECIMENTO - A DEUS, e ao Mestre Jesus. Aos Amigos Espirituais, pelo amparo - orientação e companhia durante a elaboração deste trabalho. Pedindo que sejamos orientados e fortalecidos, para durante a apresentação da Biografia desse GRANDE ERNESTO BOZZANO, sejam nossas palavras, de esclarecimento e luz, nos aproximando de conseguir retratar quem foi essa figura notável da HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DO ESPIRITISMO.

BREVE BIOGRAFIA
O GRANDE MESTRE DA CIÊNCIA DA ALMA

PESQUISADOR - CIENTISTA - PROFESSOR - UM DOS MAIS IMPORTANTES VULTOS DA HISTÓRIA DO ESPIRITISMO.

O professor de filosofia da ciência na Universidade de Turim e pesquisador espírita italiano Ernesto Bozzano, nasceu em Gênova no dia 09 de janeiro de 1862. 
A família de Bozzano era rica, e ESPÍRITA, ele foi o quarto filho de um total de cinco irmãos. Dedicou-se primeiramente à filosofia científica e, em 1891, começou a se ocupar da telepatia e do Espiritismo, temas que despertavam muita atenção àquele tempo, tanto para estudiosos da Europa quanto das Américas. Vale dizer que Bozzano é considerado o "ultimo cientista espírita" da EUROPA. 

POSIÇÃO INICIAL DE ERNESTO BOZZANO FRENTE QUESTÕES ESPIRITUAIS E DE APARIÇÕES OU COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS

Seu primeiro contato já então adulto, com o estudo do Espiritismo, foi de negação do fenômeno, tendo declarado certa vez:

"FUI UM POSITIVISTA- MATERIALISTA A TAL PONTO CONVENCIDO, QUE ME PARECIA IMPOSSÍVEL PUDESSEM EXISTIR PESSOAS CULTAS, DOTADAS NORMALMENTE DE SENTIDO COMUM, QUE PUDESSEM CRER NA EXISTÊNCIA E SOBREVIVÊNCIA DA ALMA".
BOZZANO era um positivista. DE SUA FORMAÇÃO POSITIVISTA ELE TROUXE A METODOLOGIA CIENTÍFICA QUE UTILIZOU PARA PESQUISAR E COMPROVAR OS FENÔMENOS QUE INVESTIGOU. - Não foi por acaso que Bozzano iniciou sua vida na área do materialismo/positivismo. 

Vale lembrar: O ACASO NÃO EXISTE - Allan Kardec 

AMBIENTE NA EUROPA - MATERIALISMO  X ESPIRITUALISMO - 30 ANOS APÓS O LANÇAMENTO DE O LIVRO DOS ESPÍRITOS.

Em 1891 o professor Ribot, diretor da "Revista Filosófica", informou-o do lançamento da revista "Anais das Ciências Psíquicas", dirigida pelo Dr. Darieux, sob a inspiração do professor Charles Richet. A sua primeira impressão sobre a revista foi desairosa, dado o fato de considerar verdadeiro escândalo a circunstância de representantes da ciência oficial discutirem seriamente a possibilidade da transmissão do pensamento de um a outro continente, da aparição de fantasmas e das casas mal-assombradas. O prof. Rosenbach de Peterburgo escrevera violento artigo na "Revista Filósofica", contra a introdução desse novo misticismo no domínio da psicologia oficial. Na edição subsequente, Richet refutou ponto por ponto, as afirmações errôneas de Rosenbach e as suas inconsistentes considerações, tendo esse artigo o mérito de convencer Bozzano. Nesses mesmos dias aparecia o famoso livro de Gurney, Podmore e Myers: "Fantasmas dos Vivos", relatando grande número de casos devidamente controlados e bem documentados. Bozzano passou a ser "simpático" a ideia.

INQUISIÇÃO
A Inquisição, ou Santa Inquisição foi uma espécie de tribunal religioso criado na Idade Média para condenar todos aqueles que eram contra os dogmas pregados pela Igreja Católica.



Fundado pelo Papa Gregório IX, o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição mandou para a fogueira milhares de pessoas que eram consideradas hereges (praticante de heresias; doutrinas ou práticas contrárias ao que é definido pela Igreja Católica).

O apogeu da Inquisição aconteceu no século XVIII.

Uma lista de livros proibidos foi publicada, o ”Index Librorum Prohibitorum” através da qual diversos livros foram queimados ou proibidos pela Igreja. * 

O Tribunal era de exceção, o réu não tinha direito à saber o porquê e nem por quem havia sido condenado, não tinha direito a defesa e bastavam apenas duas testemunhas como prova. 

O pior período da Inquisição foi durante a chamada Inquisição Espanhola (Século XV ao Século XIX). De caráter político, alguns historiadores afirmam que a Inquisição Espanhola foi uma forma que Fernando de Aragão encontrou de perseguir seus opositores.


CONVERSÃO AO ESPIRITISMO

HOMENAGEM - CÍRCULO

Suas incursões mais aprofundadas nos estudos do fenômeno espírita, se deram através dos trabalhos de Alexandre Aksakov e de Gurnes Myers, convertendo-se definitivamente em um pesquisador psíquico/espírita. dedicou-se, com fervor, ao estudo dos fenômenos espíritas, através das obras de Kardec, Léon Denis, Gabriel Delanne, Crookes, e outros.


Mais que experimentador foi um pesquisador, organizador e comentador dos fenômenos relativos à riquíssima literatura metapsíquica do seu tempo, na qual a relação dos visionários, dos crédulos, dos mitômanos e dos charlatães era, por larga margem, mais numerosa que a dos estudiosos sérios.

Bozzano publicou um número de aproximadamente *100 obras, sendo que cerca de cinquenta e duas, mais densas e que tratavam de cada área e de cada aspecto da metapsíquica: telepatia, psicocinese, mediunidade em geral, etc.

METAPSÍQUICA: "A ciência que tem por objeto fenômenos fisiológicos ou psicológicos de natureza até agora misteriosa, devido a forças que parecem inteligentes, - ou a faculdades desconhecidas do Espírito." - E.B.

TELEPATIA: Comunicação direta e imediata entre duas mentes, sem utilização de mediação física, um dos quatro tipos de percepção extrassensorial. - 

Clarividência - Conhecimento de evento, ser ou objeto, sem a utilização de quaisquer canais sensoriais conhecidos. 

Retrocognição - Fenômeno parapsíquico espontâneo ou induzido no qual o indivíduo lembraria espontaneamente de lugares, fatos ou pessoas relativos a experiências passadas, sejam elas vidas ou períodos entre vidas.


Psicocinese: O processo de mover-se ou afetar-se de alguma outra forma objetos físicos usando-se apenas a mente.

Trocou uma densa correspondência com os maiores representantes da metapsíquica dentre os quais cientistas de valor como os físicos ingleses William Crookes e Oliver Lodge e o fisiologista francês Charles Richet.


No V Congresso Espírita Internacional, que ocorreu no ano de 1934 em Barcelona, foi o presidente de honra.


Até sua morte, em 24 de junho de 1943 em Gênova, e aí economicamente empobrecido, esse estudioso solitário, que tinha dedicado grande parte da sua vida à tentativa de dar ao espiritismo um caráter científico, deixou uma biblioteca de metapsíquica das mais ricas da Europa e do mundo, hoje conservada pela “Fondazione Biblioteca Bozzano – De Boni”, de Bolonha.


A sua cidade natal – Gênova – deu o seu nome a uma rua.

CONHECENDO GÊNOVA - ONTEM E HOJE
"PRIMÓRDIOS" DA CIDADE DE GÊNOVA

Porto de Gênova em 1900

Porto de Gênova nos nossos dias

A tranquilidade de Gênova em 1890

Gênova e os percalços do Mundo Moderno

A imagem que queremos guardar de GÊNOVA

Prédio da Faculdade onde ERNESTO BOZZANO lecionava - CASTELO DE VALENTINO

FAMÍLIA DE ERNESTO BOZZANO ?

Caro Sergio, mi dispiace ma non abbiamo molto materiale sulla famiglia di Ernesto Bozzano. Appena possibile le scrivo qualcosa. Mi scuso per il ritardo

Cecilia Magnanensi

FUNDAZIONE BIBLIOTECA BOZZANO DE BONI
*******************************************
POSITIVISMO / EUROPA NA ÉPOCA DE BOZZANO
Auguste Comte
Definição
O positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX. Os principais idealizadores do positivismo foram os pensadores Augusto Comte e John Stuart Mill. Esta escola filosófica ganhou força na Europa na segunda metade do século XIX e começo do XX, período em que chegou ao Brasil.

Princípios 
O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos.

Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados as crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos.

Influências 
O positivismo teve muita influência na literatura. No Brasil, por exemplo, influenciou escritores naturalistas como Aluísio de Azevedo e Raul Pompéia.

Curiosidade:
- A frase “Ordem e Progresso” que encontramos na bandeira brasileira é de inspiração positivista.
************************************************
Alexandre Aksakof
Nascido em Repievka (Rússia) em 27 de maio de 1832 e desencarnado em S. Petersburgo, a 4 de janeiro de 1903.

Dentre os grandes cientistas que se notabilizaram na investigação e análise dos fenômenos espíritas, nos últimos anos do século passado, destaca-se a figura respeitável de Alexander N. Aksakof. 

Aksakof realizou numerosas experiências e observações no campo científico, tendo realizado trabalhos profundos e interessantes, que até hoje repercutem e são referência em matéria de Espiritismo experimental. Para a consecução dessa finalidade, valeu-se do valioso concurso da célebre médium italiana Eusápia Paladino.


*CONVERSÃO / COMENTÁRIO

Ernesto Bozzano trazia uma qualidade, um traço de caráter que é fundamental para quem deseja evoluir, crescer, aprender e acertar: HONESTIDADE DE PROPÓSITOS.

O HOMEM/MULHER - (ESPÍRITO) que já incorporou esse VALOR (HONESTIDADE DE PROPÓSITOS), já fez grande parte de sua caminhada, pois assim consegue colocar em prática a sua reforma íntima (um dos fundamentos da Doutrina Espírita), além de atuar de forma construtiva na reforma do coletivo / grupo em que está inserido.


"É PREFERÍVEL REJEITAR DEZ VERDADES, A TER QUE ACEITAR UMA ÚNICA MENTIRA (ALLAN KARDEC), disse o codificador. E BOZZANO assim fez, pois estudou, pesquisou, analisou e comprovou a questão dos fenômenos espirituais.


Passou da condição de OPOSITOR / CRÍTICO / CÉTICO para a condição de SIMPATIZANTE, ADEPTO, DEFENSOR E DIVULGADOR das verdades da imortalidade da ALMA e da comunicação entre 'VIVOS e MORTOS'.


A HISTÓRIA da humanidade está repleta de CONVERSÕES da escuridão para a LUZ. Talvez a mais bela delas seja a de PAULO DE TARSO, que foi da condição de o MAIOR PERSEGUIDOR DO CRISTÃOS, ao mais notável MENSAGEIRO do CRISTO.


Ainda agora, nos nossos dias, conhecemos casos assim. Irmãos que no passado recente eram contrários até que familiares comparecessem à CASA ESPÍRITA, e depois se tornaram trabalhadores valorosos da SEARA. Assim se deu com ERNESTO BOZZANO.



* O CASO DA ESPOSA DO CIRURGIÃO * - Fui companheiro de trabalho de um cirurgião. Homem bom, porém distante das coisa do espírito. Sua esposa, entretanto, era uma espírita devotada à causa, Trabalhadora no BEM. Ele a levava até a porta do Centro Espírita, mas nunca entrou. Em certo momento, a esposa dele contraiu grave doença e foi a óbito em pouco mais de 30 dias. Nesse período, ela, a doente condenada à 'morte', foi quem consolou, sustentou a ele e os demais familiares. A coragem e a serenidade de sua esposa, o levaram então a procurar conhecer a DOUTRINA ESPÍRITA. 

PRINCIPAIS OBRAS

Obras principais - (alguns dos títulos listados são publicações póstumas)


Hipótese espírita e teoria científica, 1903;

Dos casos de identificação espírita, 1909;

Metapsíquica Humana, 1927;

A Crise da Morte, 1930-52;

Investigação sobre as manifestações supranormais, 1931-40;

Xenoglossia, 1933;

Desdobramento - Fenômenos de Bilocação, 1934;

Dos fenômenos de possessão, 1936;

Animismo ou espiritismo?, 1938;

Povos primitivos e manifestações paranormais, 1941-46;

Dos fenômenos de telestesia, 1942;

Música transcendental, 1943;

De mente a mente, 1946;

Os mortos voltam, 1947;

Literatura de além-túmulo, 1947; (ILUSTRAÇÃO)

As visões dos moribundos, 1947;

Luzes no futuro, 1947;

Guerra e profecias, 1948;

A psique domina a matéria, 1948;


Os animais têm alma?, 1950;


Pensamento e vontade, 1967;


Os fenômenos de transfiguração, 1967.


PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS E NA DIFUSÃO DO ESPIRITISMO
Longa e frutífera foi sua atividade laboriosa, no campo de artigos de pesquisa, estudos psíquicos e monografias, traduzidas em muitas línguas. De fato, a credibilidade e a seriedade do trabalho de Ernesto Bozzano foram reconhecidas tanto em Itália como no estrangeiro. Entre as várias revistas italianas e estrangeiras que trabalhou destaque para Luz e Sombra, publicação fundada em 1900, com interessantes relatos de sessões em que ele participou.

Foi um dos poucos pesquisadores italianos nomeados membros honorários da Society for Psychical Research (SPR), American Society for Psychical Research (ASPR) e Institut Métapsychique International (IMI).



Pesquisador meticuloso, Bozzano não negligenciou a observação e o julgamento, dos fatos e fenômenos, participando inclusive de uma série de sessões organizadas pelo Clube Cultural Genoa, na época muito conhecidas, (Círculo Minerva) . 

Importantes foram as sessões com Eusapia Palladino. Em uma reunião perto da cidade de Savona, em casa do Marquês Centurion Scotto, o pesquisador Bozzano presenciou o fenômeno da voz direta. Bozzano, na qualidade de diretor das sessões, escreveu sobre esses fenômenos na revista Luz e Sombra.



DESTAQUE
Ernesto Bozzano faz um estudo compacto dos conhecidos fenômenos denominados “raps” (pancadas produzidas por entidades mediúnicas), que serviram, particularmente no início da expansão do Espiritismo com as Irmãs Fox e outros, para chamar a atenção dos seres humanos sobre a existência dos seres espirituais e, conseqüentemente, a sobrevivência do espírito além da morte do corpo físico.
As Irmãs Fox

Margaret, Kate e Leah (1850)

HYDESVILLE, vilarejo situado próximo da cidade de Rochester, rio condado de Wayne, no Estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, passou à História como o berço do Novo Espiritualismo, ou seja, o Espiritismo dos povos de língua inglesa.

CONGRESSO EM GLASGOW / ESCÓCIA

CONGRESSO NA ESPANHA - No V Congresso Espírita Internacional, que ocorreu no ano de 1934 em Barcelona, foi o presidente de honra, recebendo uma MEDALHA COMO RECONHECIMENTO E HOMENAGEM - "Ao grande Mestre da Alma, Ernesto Bozzano, que abriu novos horizontes radiosos à humanidade sofredora, de seus amigos e admiradores"

PARTE DA HISTÓRIA DE VIDA E A OBRA DE ERNESTO BOZZANO ESTÃO PRESERVADAS NA FUNDAÇÃO BOZZANO EM BOLONHA

QUAL A IMPORTÂNCIA DE ERNESTO BOZZANO ?
DEDICAÇÃO / FOCO

CONTRIBUIÇÃO DECISIVA PARA A COMPROVAÇÃO DO MUNDO ESPIRITUAL,
OU SEJA, DA VIDA APÓS A MORTE FÍSICA, DE SUA CONTINUIDADE EM TERMOS ABSOLUTAMENTE NATURAIS, DA POSSIBILIDADE DE COMUNICAÇÃO DOS "MORTOS" COM VIVOS, E APARIÇÕES PERCEPTÍVEIS ATÉ POR ANIMAIS.

ESTUDO APROFUNDADO DA CAPACIDADE DA ALMA

_ PESQUISA / METODOLOGIA CIENTÍFICA
_ COMPARAÇÃO
_ DETALHAMENTO DE FENÔMENOS
_TESTEMUNHOS CONVERGENTES E DE IGUAL TEOR
_ RACIOCÍNIO LÓGICO / DEDUÇÕES LÓGICAS

A DIFERENÇA ENTRE CIÊNCIA HUMANA E CIÊNCIA ESPÍRITA

RAMO DA CIÊNCIA - QUÍMICA - REAÇÕES REPETIDAS (SEMPRE)
O iodeto de potássio, KI, é adicionado ao sal comum, NaCl = Sal iodado

CIÊNCIA MÉDICA - VACINA

COMPOSIÇÃO IGUAL SEMPRE PARA CADA DOENÇA A COMBATER - INFLUENZA

APLICAÇÃO COM RESPOSTAS DIFERENTES

QUANDO ENTRA UM TERCEIRO ELEMENTO O RECEPTOR JÁ NÃO SE TEM UMA RESPOSTA EXATA NO TEMPO, EFEITO, DURAÇÃO, COLATERAIS...

************
3 LIVROS

CAPAS
******************************
ANIMISMO OU ESPIRITISMO ?


SÍNTESE DO LIVRO

Animismo ou Espiritismo, qual 
dos dois explica o conjunto dos fatos fácil se me tornou 
responder, nos temos seguintes: 
Nem um nem outro logra, separadamente, explicar o 

conjunto dos fenômenos supranormais. Ambos são 

indispensáveis a tal fim e não podem separar-se, pois que são 

efeitos da uma causa única e esta causa é o espírito humano que, 

quando se manifesta, em momentos fugazes, durante a 

encarnação, determina os fenômenos anímicos e, quando se 
manifesta mediunicamente, durante á existência desencarnada, 
determina os fenômenos espirítico .
ERNESTO BOZZANO
LIMITES TÊNUES ENTRE ANIMISMO E MEDIUNISMO
Mediunidade: Designa a alegada comuncação entre humanos (encarnados) e espíritos (desencarnados); ou a manifestação espiritual via corpo físico que não lhe pertence . Apesar de disseminada pela maioria das sociedades ao longo da história humana, foi a partir do século XIX que a mediunidade começou a ser um objeto de intensa investigação científica.

Embora não provada através da ciência stricto sensu, a mediunidade é corroborada por diversas doutrinas e correntes espiritualistas, sendo parte das raízes greco-romanas e judaico-cristãs da sociedade ocidental, bem como dos orientais hinduísmo e budismo tibetano.


O CONCEITO DE ANIMISMO

O animismo é a comunicação da própria alma do médium. Em todas as comunicações mediúnicas é
necessário levar em consideração o fator anímico.
Todos os médiuns possuem problemas anímicos, ou seja, dificuldades provenientes do seu próprio
Espírito e personalidade. É comum que essas anormalidades emocionais ou psicológicas aflorem durante o transe mediúnico. A alma do médium também pode comunicar-se, comportando-se como se fosse uma outra entidade espiritual. O animismo também pode ser considerado a influência que a alma do médium exerce sobre as comunicações dos Espíritos. 

NOTA: Isso dá uma série de mais de centena de palestras !!!
CUIDADO COM O EMBUSTE / O QUE MAIS IMPORTA É A MENSAGEM, SEU CONTEÚDO, E NÃO O NOME DO ESPÍRITO QUE DÁ A MENSAGEM E NEM O MÉDIUM QUE A RECEBE.

LEMBREMOS CHICO XAVIER
CASO DO IRMÃO JOÃOZINHO E DR. BEZERRA DE MENEZES
CASO DA COPEIRA / COLABORADORA NO CHÁ FRATERNO
**************************
OS ANIMAIS TEM ALMA ?

SÍNTESE DO LIVRO

Os animais tem Alma ? tem como característica a classificação minuciosa de inúmeros casos (130) que formam, ao final, uma sólida edificação de base científica e desenvolvimento filosófico sobre o assunto. A Ciência mais uma vez comprovando a teoria espiritual, como pode aqui ser comprovado, na maior e mais completa obra sobre a sobrevivência da alma animal.
Apoiando-se em fatos, Bozzano comprova que cães, gatos, cavalos...possuem sentimentos afetivos e surpreendentes atividades psíquicas. Casos comprovados de aparições de "FANTASMAS" de animais e relatos de telepatia, premonição e vidência


VÍDEO DA LEOA SIRGA
*************

SÍNTESE DO LIVRO
Em "A CRISE DA MORTE", as mensagens (17) do Além, sobre que Bozzano assentou o seu estudo, elucidam uma das questões mais relevantes que a aquela REVELAÇÃO suscita e que, todavia, é das menos fartamente exploradas  nas suas obras basilares: a do modo por que se dá a entrada, no meio espiritual, dos Espíritos que desencarnaram na Terra e de como lhes transcorre ali a existência durante os primeiros tempos após a desencarnação, problema cuja solução põe em destaque, como fator preponderante da constituição desse meio, para cada espírito, sob a ação, que mais perceptível então se torna, da LEI de afinidade, a força criadora, ou o poder criador do pensamento.

Guillon Ribeiro.
COMENTÁRIO

PRECURSOR DO LIVRO NOSSO LAR (1944)

O FUNDAMENTO / Motivo pelo qual o espírito se vê, é visto, e atua com a sua "aparência", última conformação física, que se mantém até a próxima encarnação.

Deus, em sua MISERICÓRDIA, não abandona nenhum de seus filhos, e permite que até os mais rebeldes e em estado de confusão sejam resgatados , encaminhados e atendidos.

O PASSAPORTE para o MUNDO ESPIRITUAL, que permite uma VIAGEM bela e sem sobressaltos é, além da consciência tranquila, o trabalho no BEM.

CASO E.M.O. Em inclusão



Algumas vezes, os Espíritos desencarnados, ao se acharem sós num meio 
desconhecido, são tomados de grande pavor; mas, isso só se dá com os que em 
vida foram profundamente egoístas e nunca dirigiram seu pensamento a Deus. 
Contudo, em chegando o momento, esses Espíritos são ajudados e animados, a 
sua vez, por seus Espíritos-guias, mas, preciso lhes é, primeiro adquirirem uma 
espiritualidade suficiente, para se acharem em condições de perceber os 
Espíritos-guia. Quase todos os desencarnados passam por um período de sono 
reparador, que pode durar um dia ou dois, como pode durar semanas e meses; 
isto depende das circunstancia em que morreram. No meu caso, eu fora morto 
de maneira fulminante, não sofrera, não passara por enfermidades exaurentes; 
apesar disso, porém, estive mergulhado no sono durante cerca de uma semana, 
porque, tendo sido súbita a minha morte, meu corpo fluídico fora bruscamente 
arrancado do corpo somático, com um contragolpe sensível sobre o primeiro. 

Os seres que vivem no meio terrestre muito têm que aprender acerca do
estado que os espera depois da morte; quero dizer - do instante em que o 
Espírito se destaca do organismo corporal, E-me permitido falar-te disso 
rapidamente nesta mensagem. Começo por dizer que não haverá dois Espíritos 
desencarnados que tenham de passar pela mesma experiência a tal respeito. 
Entretanto, essas experiências variadas apresentam uma circunstância comum: 
é que todos os Espíritos imaginam a principio estar ainda entre os vivos e os 
que atravessaram uma agonia de sofrimentos ficam profundamente 
surpreendidos de se acharem curados de súbito. Tal é a alegria que 
experimentam, que julgo ser essa a impressão mais forte que se possa sentir, 
depois da crise da morte. Quando morri, ou, mais exatamente, quando meu 
corpo morreu, eu me julgava mais vivo do que nunca e esperava receber 
ordem de um novo pulo para frente. 

****
"Afirmo, sem receio de erro, que, fora da hipótese espírita, não existe nenhuma outra capaz de explicar os casos análogos ao que acabo de expor"

Ernesto Bozzano 
"Metapsíquica Humana"

***************************************************
http://www.vademecumespirita.com.br/goto/store/texto/86/ernesto-bozzano
http://www.bibliotecabozzanodeboni.com/website/ernesto-bozzano-biografia/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Positivismo
http://www.guia.heu.nom.br/grandes_cientistas.htm
http://bvespirita.com/A%20Crise%20da%20Morte%20(Ernesto%20Bozzano).pdf
http://abrigobezmenezes.org.br/ernesto.php
http://www.autoresespiritasclassicos.com/autores%20espiritas%20classicos%20%20diversos/Alexandre%20Aksakof/Alexandre%20Aksakof.htm
http://desvelarr.blogspot.com.br/2009/11/ernesto-bozzano.html
http://files.comunidades.net/portaldoespirito/28__Gastone_de_Boni__Ernesto_Bozzano_1941.pdf
http://www.correioespirita.org.br/secoes-do-jornal/biografias/871-ernesto-bozzano

  1. Ir para cima Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita – Ciência e Filosofia Espíritas. 1.edição. Brasília [DF]: Federação Espírita Brasileira, 2011. p. 321.
    Alvarado, C. S. (2005). Ernesto Bozzano on the phenomena of bilocation. Journal of Near-Death Studies, 23, 207–238.
    Gasperini, Luca. Ernesto Bozzano: An Italian Spiritualist and Psychical Researcher. Journal of Scientific Exploration, 2012, 25, 755-773.
    Ernesto Bozzano - O grande mestre da ciência da alma. (em português) autoresespiritasclassicos.com. Página visitada em 24 de junho de 2012.
    Biografia de Ernesto Bozzano (em português) espiritismogi.com.br. Página visitada em 24 de junho de 2012.
    Google books

FONTE: WIKIPÉDIA

CONSULTE VÍDEOS -  FUNDAÇÃO ERNESTO BOZZANO
http://www.bibliotecabozzanodeboni.com/website/materiale-video/

Outras Fontes: LIVRO DOS ESPÍRITOS / LIVRO DOS MÉDIUNS - Allan Kardec

UM FRATERNO ABRAÇO - MUITA PAZ

SERGIO L. P. OLIVEIRA



Todos os direitos reservados
Reprodução permitida com citação do Blog e nome do autor da postagem, além das fontes que lhe serviram de estudo.

PUBLICAÇÃO EM Publicada em
02/11/2014 07:32
REEDIÇÃO SEM ALTERAÇÕES EM 17/06/2023

Um comentário:

Sua presença e o registro de sua opinião são muito importantes.

COMUNICADO

COMUNICADO