Matéria publicada em Publicada em
27/05/2016 09:36 - REPUBLICADA EM 17/06/2023
DEFENDEMOS A OPINIÃO QUE NÃO !
Entendendo que a POLÍTICA e uma das CIÊNCIAS que quando bem praticada é ferramenta para auxiliar o PROGRESSO, alcançando a redução da miséria, gerando JUSTIÇA SOCIAL e oportunidades de EDUCAÇÃO e DESENVOLVIMENTO. Assim, nesse contexto, pode e deve ser objeto de ESTUDOS, PALESTRAS E DEBATES, visto que é uma das formas da sociedade (na qual o CRISTÃO-ESPÍRITA ESTÁ INSERIDO), legitimamente se expressar.
Não se pode, no entanto, incorrer no erro de dar cunho PARTIDÁRIO, IDEOLÓGICO ou PESSOAL, às análises ou comentários. Não cabe a citação de nome de governantes ou representantes legislativos, quer para elogiar ou criticar. Não cabe, dentro da CASA ESPÍRITA, ou na TRIBUNA ESPÍRITA, a citação de atos infelizes possivelmente praticados por "atores" do universo da política, NACIONAL ou INTERNACIONAL, nem mesmo por menção indireta que facilitem automáticas associações por parte dos ouvintes.
Há de se ter sempre em mente que o AMBIENTE na CASA ESPÍRITA é o CAMPO SAGRADO onde a ESPIRITUALIDADE atua para TRATAR, EDUCAR e REGENERAR, encarnados e desencarnados.
Esse AMBIENTE não pode, sob pena de se transformar em espaço propício para forças em desarmonia serem fortalecidas, ser contaminado, com desavenças de ordem alguma, muito menos as que são trazidas do MUNDO para DENTRO, repletas de PAIXÕES e ACALORADOS SENTIMENTOS, como no caso dos embates políticos-partidários.
Assim, poderemos sempre, sem perder de vista a CARIDADE que deve balizar nosso ESPÍRITO, "condenar" os desvios da corrupção, em que muitos se perdem, ou dar "melhor solução teórica" para os muitos problemas sociais e econômicos que afligem o nosso país e o mundo, desde sempre.
Nunca porém, apontar o dedo para A ou B, certos de que, pela RODA DAS ENCARNAÇÕES SUCESSIVAS, é possível que já tenhamos estado em certas posições, ou que futuramente venhamos a estar, necessitando antes e depois, da caridade alheia e da comiseração do nosso próximo.
JESUS foi um CIENTISTA POLÍTICO, fez severa oposição ao REGIME DA TIRANIA e da DESUMANIDADE. Antes porém, foi MÉDICO das ALMAS e PROFESSOR de todos os que aceitaram ser seus alunos, cursando a FACULDADE DO PERDÃO E DO AMOR.
Nunca compactuou com ERRO, mas nunca foi IMPIEDOSO com os que erravam, nem deixou de dar a eles a oportunidade de rever seus caminhos.
Podemos gostar do AZUL ou do VERMELHO, podemos ter nossa VISÃO de que tais práticas ou programas são melhores ou piores no campo da governança humana, mas, não esqueçamos de que, a FRATERNIDADE e o RESPEITO pelo outro, são fundamentais para que juntos, construamos um MUNDO VERDADEIRAMENTE MELHOR.
OREMOS PELOS GOVERNANTES, e tenhamos cuidado com a nossa língua e com a nossa tendência de querer que os outros rezem sempre pela nossa cartilha.
PAZ
Por colaborador -- Sergio Luiz P. de Oliveira
NOTA: Prezado leitor, a sua opinião, traduzida em comentário no espaço destinado para isso é muito importante, e será recebida com respeito, proporcionando a todos os demais, oportunidade de reflexão e aprendizagem. Não vá embora sem antes dizer alguma coisa pata todos nós.
NOTA: Prezado leitor, a sua opinião, traduzida em comentário no espaço destinado para isso é muito importante, e será recebida com respeito, proporcionando a todos os demais, oportunidade de reflexão e aprendizagem. Não vá embora sem antes dizer alguma coisa pata todos nós.
26/05/16 18:25 - Fuso horário de Brasília
Concordo plenamente que não só a casa espírita mas todas as religiões não devem usar o púlpito para fazer pregação política. Pois isto pode afastar os partidários do candidato ou político não favorecido pela opinião do pregador.
ResponderExcluirNas igrejas evangélicas, naõ todas é claro, pede-se até voto, embora de forma disfarçada.
ResponderExcluirSALOMÃO