sexta-feira, 24 de agosto de 2018

FELICIDADE - A CAMINHADA, PASSO A PASSO PARA SE CHEGAR ATÉ ELA

QUE DEUS NOS ABENÇOE
QUE A ESPIRITUALIDADE POSSA NOS INTUIR, GUIANDO NOSSO PENSAMENTO E FAZENDO DESSE BREVE ENCONTRO NA NOITE DE HOJE, UM MOMENTO DE APRENDIZADO E LUZ NA VIDA DE TODOS NÓS.

COM MUITA SIMPLICIDADE VAMOS CONVERSAR SOBRE "PASSOS PARA A FELICIDADE" 

FELICIDADE, QUE PODE SER CONSIDERADO DE DIFÍCIL DEFINIÇÃO / CONCEITUAÇÃO, É UM ESTADO DE ESPÍRITO, UMA SENSAÇÃO, UM SONHO, E QUE NO "FRIGIR DOS OVOS" É A META DE TODOS NÓS. 

COMO FALAR DE ALGO QUE NÓS PENSAMOS TER, E DEPOIS ACHAMOS QUE PERDEMOS, EM OUTRO MOMENTO ANTES MESMO DE ALCANÇAR, ENTENDEMOS QUE NÃO ERA ALI QUE ELA SE ENCONTRAVA. EM CERTAS OPORTUNIDADES O QUE NOS FAZIA FELIZES, NOS FAZ DEPOIS PESSOAS QUE SE CONSIDERAM PROFUNDAMENTE INFELIZES.

FELICIDADE NO DICIONÁRIO / DEFINIÇÕES

"A felicidade é um momento durável de satisfação, onde o indivíduo se sente plenamente feliz e realizado, um momento onde não há nenhum tipo de sofrimento".

AQUI UM CONCEITO INDIVIDUAL, DE FELICIDADE RELACIONADA APENAS AO INDIVÍDUO, AO QUE ACONTECE COM ELE OU NO SEU PEQUENO CÍRCULO DE VIDA.

EU TENHO SAÚDE, EMPREGO, CASA, FAMÍLIA, DINHEIRO, TÁ TUDO BEM...

FELICIDADE NO EVANGELHO

Em tese geral pode afirmar-se que a felicidade é uma utopia a cuja conquista as gerações se lançam sucessivamente, sem jamais lograrem alcançá-la. Se o homem ajuizado é uma raridade neste mundo, o homem absolutamente feliz jamais foi encontrado.

Assim, pois, meus queridos filhos, que uma santa emulação vos anime e que cada um de vós se despoje do homem velho. Deveis todos consagrar-vos à propagação desse Espiritismo que já deu começo à vossa própria regeneração. Corre-vos o dever de fazer que os vossos irmãos participem dos raios da sagrada luz. Mãos, portanto, à obra, meus muito queridos filhos! Que nesta reunião solene todos os vossos corações aspirem a esse grandioso objetivo de preparar para as gerações porvindouras um mundo onde já não seja vã a palavra felicidade. - François-Nicolas-Madeleine, cardeal Morlot. (Paris, 1863.

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. FEB. Capítulo 5. 

Aqui o conceito de COLETIVO, RELACIONADA A EVOLUÇÃO DE CADA UM E DO OUTRO, CONSTRUINDO UM "MUNDO" ONDE TODOS SEJAM FELIZES. 

FIZEMOS DIDATICAMENTE A DIVISÃO DA FELICIDADE EM:

CIRCUNSTANCIAL - QUE É ESSA DA DEFINIÇÃO DO DICIONÁRIO.

EXISTENCIAL - QUE É A FELICIDADE DO TÓPICO DO EVANGELHO.

ENTRE UMA E OUTRA TEM TODA UMA, DUAS, TRÊS...VÁRIAS ENCARNAÇÕES DE MUITO TRABALHO, BUSCA, SINCERIDADE DE PROPÓSITOS. 

E AÍ, O NOSSO DESAFIO É COM E APESAR DE TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS E ADVERSIDADES, PELAS QUAIS SOFREMOS MOMENTANEAMENTE, TRANSFORMAR TUDO ISSO EM OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO E CRESCIMENTO, INDO PASSO A PASSO, AUMENTANDO AS NOSSAS CIRCUNSTÂNCIAS FELIZES, CAMINHANDO NA DIREÇÃO DE SERMOS EFETIVA E ETERNAMENTE FELIZES.

É PRECISO COMEÇAR AGORA - ALGUNS DOS PASSOS NESSA DIREÇÃO SÃO:

>>>> TENHA FÉ 

>>>> CULTIVE A PACIÊNCIA - substrato da fé

“O bem se faz aos poucos. O mal, de uma vez só.” 
Nicolau Maquiavel, escritor italiano da época do Renascimento (1469-1527).

A árvore plantada em 2000, dá sombra em 2018

>>>> OLHE PARA DENTRO DE VOCÊ E BRILHE VOSSA LUZ E FAÇA A DIFERENÇA

>>>> CUIDADO COM SUAS PALAVRAS - ELAS PODEM CONSTRUIR OU DERRUBAR O OUTRO

>>>> TRABALHO E SEMEADURA

REVELE-SE Nas lutas habituais, não exija a educação do companheiro. Demonstre a sua. * 

>>>> NÃO GUARDE MÁGOAS

FELICIDADE DA ALMA + CIRCUNSTANCIAL
FELICIDADE DO ESPÍRITO = EXISTENCIAL
PONTE ENTRE AS DUAS 
********************************************************************************
A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior. Existem diferentes abordagens ao estudo da felicidade - pela filosofia, pelas religiões ou pela psicologia. O ser humano sempre procurou a felicidade. Filósofos e religiosos sempre se dedicaram a definir sua natureza e que tipo de comportamento ou estilo de vida levaria à felicidade plena.

A felicidade é o que os antigos gregos chamavam de eudaimonia, um termo ainda usado em ética. Para as emoções associadas à felicidade, os filósofos preferem utilizar a palavra prazer. É difícil definir, rigorosamente, a felicidade e sua medida. Investigadores em psicologia desenvolveram diferentes métodos e instrumentos, a exemplo do Questionário da Felicidade de Oxford,[1] para medir o nível de felicidade de um indivíduo. Esses métodos levam em conta fatores físicos e psicológicos, tais como envolvimento religioso ou político, estado civil, paternidade, idade, renda etc. - WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua presença e o registro de sua opinião são muito importantes.

COMUNICADO

COMUNICADO